quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tarefa 1

O termo biologia significa estudo da vida. Porém, como não se tem ainda um conhecimento preciso sobre a vida, o conceito biologia restringe-se ao estudo dos seres vivos, que inclui os vírus, bactérias, algas azuis, protistas, vegetais e animais. No interior desses organismos realizam-se fenômenos vitais ou biológicos.
Diante de todas essas áreas que a biologia abrange, uma das mais importantes é a CITOLOGIA, no qual se caracteriza pelo estudo das células. Em 1590, utilizando-se de um microscópio, Robert Hooke pela primeira vez viu, nomeou, descreveu e representou o contorno das células. Os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos, os procariontes e os eucariontes, dependendo do tipo de estrutura celular que apresentam. A reunião de células semelhantes, encarregadas de desempenhar a mesma função forma o tecido. A parte da biologia que estuda os tecidos se chama HISTOLOGIA. Os tecidos animais são classificados em quatro grupos principais, dependendo do tipo de célula de que são formados e da substância existente entre as células. Esses grupos são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Todo ser vivo, excluindo o vírus, é constituído por milhares de células e diversos tecidos e todos eles são importantes para o funcionamento do nosso organismo.
A GENÉTICA é o estudo da hereditariedade, isto é, a transferência, de pai para filho, das informações responsáveis pelas características do organismo. Gregor Mendel foi o primeiro a estudar hereditariedade usando métodos científicos e ele criou o método pelo qual estudamos genética hoje, as leis de Mendel. Através da genética, podemos descobrir, por exemplo, se seria possível termos a mesma doença que nossa avó possui ou supor a cor dos olhos de nossos filhos. Outra área muito interessante da biologia é a EVOLUÇÃO. A evolução é a propriedade que possuem as espécies de se transformarem ao longo do tempo. Num sentido mais restrito, a evolução significa a alteração na freqüência de genes de uma população. Existem muitas teorias sobre essa área, mas a mais famosa é a teoria de Darwin. Através dela foi descoberto que o ser humano tem descendentes em comum com o macaco.
A ECOLOGIA é a parte da biologia que estuda os seres vivos em seu ambiente, procurando estabelecer relações entre tais seres e o ambiente em que vivem. Essa área da biologia abrange o estudo das populações, das comunidades, as relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos, os ecossistemas, o epinociclo (ambiente terrestre) e seus biomas, o talassocilo (águas salgadas), o limnociclo (águas doces), a poluição e os desequilíbrios ambientais. Esse assunto vem sido muito abordado atualmente, pois em função da pouca consciência ambiental das pessoas, nosso planeta vem sofrendo desequilíbrios e precisamos achar uma alternativa para o progresso da defesa do meio ambiente.